sábado, 24 de julho de 2010

Viver em Sociedade Parte IX - Projecto de Vida



Incrível, inacreditável, quase impossível diria, o tempo que fiquei fora sem falar com vocês, sem deixar a vocês alguma satisfação. Mil desculpas não chegam, por isso não vou me desculpar, vou simplesmente continuar com o nosso “Viver em Sociedade” e esperar o vosso perdão

Durante as últimas semanas, estive com um grupo de pessoas que não sabiam “Viver em Sociedade”, confesso que foi um grande desafio. Egos, jeitos, personalidades, difíceis, muito próprias, que exigiam um nível de adaptação muito grande. Sim, foi muito exigente mas nem por isso, deixou de ser feito.

Afinal de contas, não é isso que se trata a amizade? Qual é a graça e o valor de apenas termos amigos iguais a nós próprios? O que aprendemos? Nada! Bom mas o interessante não é falar agora da amizade e sim dos projectos de vida.

Com este pequeno grupo também aprendi uma coisa sobre projectos de vida… É maravilhoso conversar com pessoas que têm projectos de vida, partilhar sonhos, experiencias, visões. Certo que muitos projectos de vida são planeados de uma forma e concretizam-se de outra mas a verdade é que “Não planear é planear o fracasso.”
“Quando éramos crianças perguntavam-nos o que queríamos ser quando fossemos grandes! Muitos diziam astronautas, presidente, jogador de futebol e tudo era maravilhoso. À medida que íamos crescendo a pergunta continuava e as perguntas já eram diferentes, advogado, medico, actor. Com a idade adulta as pessoas querem uma resposta séria. E a resposta é: Quem sabe? Ninguém sabe! Está na altura de cometermos os erros necessários, correr os riscos necessários, para quando chegarmos à conclusão não tenhamos dúvidas nenhumas.”

Corram os riscos e os sacrifícios necessários na vossa vida para serem grandes, para serem fortes, para provarem o vosso valor e nunca percam o vosso propósito de vida.

Passamos os primeiros dez anos da nossa vida a dormir, brincar e a absorver tudo que está à nossa volta. Passamos os seguintes dez anos a ver o nosso corpo e vida passar por transformações. Passamos mais dez anos a estudar e trabalhar para aquilo que sonhamos ou não. Passamos outros dez anos a fortalecer laços com amigos e entes queridos ou a construir uma família. Passamos ainda outros dez anos a tentar desfrutar todas as experiencia passadas. Passamos mais dez anos e com eles vêm as memórias, umas boas, outras más com elas os arrependimentos ou não. Passamos mais década menos década e despedimo-nos deste mundo.

E onde passamos as próximas décadas infinitas da nossa vida?


Próxima Semana – Viver em Sociedade X – Quem sou eu?

0 » Deixe aqui o seu comentário «:

Postar um comentário

Seja livre para comentar sobre os seus Pensamentos Soltos da forma que quiser.