segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A verdade da Folia



A festa mais conhecida do ano está quase começando.. Uns dizem que o ano só começa depois que se festeja o carnaval. Mas amigo ouvinte, não é bem por aí.
 Se você pensa que o carnaval é apenas ir correndo atrás de um carro costumizado, ou torcer para que a sua escola de samba preferida ganhe... Está muito enganado. Para começo , esses carros alegóricos, que você se emociona ao ver a dedicação da escola o ano inteiro, são bancados por mim, por você, e por nós todos. Estão enganados os que correm atrás dos trios e marchinhas carnavalescas, pensando que carnaval é uma festa popular. Hoje carnaval é apenas negócio. E acredite, um dos mais lucrativos. Sabe o que é ganhar dinheiro em cima de um alguém que apóia isso, pulando e sorrindo?
Tudo gira em volta do nosso dinheiro.
E convenhamos, nenhum mega artista, sobe ao palanque para divertir um público anestesiado e supostamente feliz por ser carnaval, de graça. Isso envolve milhões. E mais uma vez, dinheiro nosso.
É uma politica de circo, feita para uma população que não ganha dignamente, mas que chega no carnaval e consegue pagar aquele camarote super badalado que está custando vários salários. Sem contar que a boa musica é amordaçada por aquele " Ai se eu te pego " ou um " Levantou Poeira" .
Mas OK, existe também as dezenas de ambulâncias feitas para aqueles foliões, que se drogaram, pegaram doenças sexualmente transmissiveis, e sem contar com os bêbados machões que resolveram brigar e saíram machucados. Enquanto isso os nossos hospitais não têm nenhum amparo para qualquer outra pessoa. Tanto nessa época, como no ano inteiro. A policia é colocada a disposição do folião, mas esse mesmo, é encarcerado em casa o resto do ano por não ter segurança digna.
É prejuízo atrás de prejuízo. São gastos para socorrer vítimas de acidentes de trânsitos, gastos em limpeza de rua, gravidez indesejada e muitos tratamentos para doenças nunca antes vista. Todo mundo sabe que essa é a época do ano que mais há mortes. Ainda assim, há pessoas que anseiam por esses dias. Planejam o ano inteiro em função disso. E tudo isso porque? Alguns querem beijar desconhecidos, beber sem pensar no amanhã e dançar como se nisso tudo houvesse felicidade. Quem participa, sabe que tem felicidade sim, mas apenas momentânea.
Vejo jovens entrarem com tudo, e saírem com nada. Entram iludidos e saem vazios. Só depois que os trios, tambores, pandeiros se calaram, que o efeitos das drogas passarem e que as máscaras caírem é que se vai ter a noção do quão vazio o ser humano está. Que toda musica, luz e cor passou, e restou você,  e a sua realidade.
Não, eu não gosto do carnaval. E nunca será uma festa da carne que irá tirar a minha boa consciência jovem. Ser jovem é ser visionário. E se eu tenho visão de um bom futuro, e sei bem toda a verdade que anda por trás dessas festas que só querem destruir o que nós temos construído com esforço.

Nunca se deixe levar por luzes ou musiquinha alta.
Sua inteligência almeja muito mais que isso!

0 » Deixe aqui o seu comentário «:

Postar um comentário

Seja livre para comentar sobre os seus Pensamentos Soltos da forma que quiser.